A construção civil é um dos segmentos que mais cresce no país. E os números evidenciam a tendência: as vendas de produtos de alto padrão aumentaram 51,7% em 2021, segundo dados da Associação das Marcas e Empresas de Luxo. Todo esse crescimento traz também um novo olhar para as tendências de arquitetura e decoração. Somado às práticas sustentáveis, ganha força o olhar para a ideia de luxo silencioso, que tem como base o aconchego e a simplicidade alinhados à sofisticação.
Esse conceito de luxo silencioso, amplamente difundido no mercado europeu, tem ganhado espaço em solo brasileiro. Por exemplo, a Daxo trouxe essa ideia para a cidade de Joinville, no decorado do empreendimento San Thiago.
+ Como fazer sua casa parecer mais luxuosa
+ Como usar a chaise: peça é sinônimo de luxo desde o Egito Antigo
+ Cozinha com décor luxuoso: mármore é protagonista nesse projeto
São 545 metros quadrados de personalização, mas mantendo um grau de harmonia com o edifício, em sua sobriedade e elegância. “Todo o projeto foi pensado para manter a proposta de residência suspensa que define o San Thiago, e o desafio principal sempre foi transformar a edificação em um lar, deixando o apartamento com uma atmosfera de casa”, explica Roberto Silva, diretor criativo da Casabá, escritório que assina o projeto.
Como criar o luxo silencioso
O luxo silencioso é criado a partir da harmonia entre os elementos essenciais de um projeto, garantindo que o resultado final apresente coerência, fluidez, aconchego e elegância. As peças devem conversar entre si, discretas e complementares.
O luminotécnico precisa ser mínimo, apontando caminhos, facilitando tarefas, ressaltando objetos de interesse, trazendo acolhimento. “Quando falava-se em luxo, até pouco tempo atrás, pensava-se em muitos ornamentos, diversas peças que competiam entre si, tudo ‘muito’.
Agora, esse luxo mais silencioso, algo que a gente consegue sentir quando entra no ambiente, sem precisar ter muitos elementos”, completa Roberto Silva.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:
+ Veludo: dicas para usar essa textura que é a cara do luxo na decoração
+ Residencial de luxo em Curitiba tem piso aquecido em todo o apartamento
+ Em alta: mercado de luxo no Brasil rende R$ 30 milhões de janeiro a maio de 2022